sexta-feira, 18 de março de 2011

Dias marcados


Detesto esta «coisa» de «dias»... Dia Internacional Disto, Dia Nacional Daquilo... até o Dia do Ovo já inventaram...
Sabado é o Dia do Pai, festividade esta que acontece no mesmo Dia de São José, 19 de Março, dia de inspiração católica (ainda por cima).
Deve-se homenagear os «pais» neste dia? Não mais, não menos em que todos os outros. E que pais? Todos devem ser homenageados ou só aqueles que o merecem? Quem merece e quem não? Será um direito ou um dever? Uma obrigação ou um prazer?
Sabes... há alguns anos que não destaco este dia... nem corro para encontrar uma pateta prenda para ti. Sabes porque o faço. Nem tão pouco te beijo especialmente por ser «Dia do Pai». Mesmo sabendo que gostavas que eu o fizesse... mesmo sabendo que tu mesmo nunca o fizeste.
Não foste tu que brincaste comigo no quintal. Não foste tu que construiste uma cadeirinha de madeira para mim (que ainda hoje guardo). Não foste tu que criticaste as mini-saias da minha adolescência. Não foste tu que secaste as minhas lágrimas... nem desamarrotas-te o meu coração.
Recordo-te com ternura, olho-te com ternura. De ti detive o sonho constante... o alheiamento prepositado... a infantilidade eterna... o coração do tamanho do mundo. Continuo a sentar-me no teu colo e a receber os teus beijos.
Será que te lembras de um marcador de livros que fiz para ti há muitos anos? Será que te lembras daquela vez que me levaste ao parque e que me magoei?
Será que reparaste que tudo o que fiz... foi para ti e com tão pouco de ti?
Assustam-me as tuas rugas. Temo a tua partida. Precisas de mim. Não me assusta a nossa posição invertida... desde que me conheço que me habituei a cuidar de ti (e não o contrário). Assustam-me as nossas semelhanças... procuro afastar-me pelas nossas diferenças. Ao contrário de ti... já não temo as palavras...
... amo-te mas não me fazes falta.

1 comentário:

  1. Numa nota relativa a este dia... Só gostava de ter tido mais alguns na companhia do meu Pai, para o poder conhecer melhor (ainda que o resultado pudessem ser palavras como as tuas) e na do meu muito querido Avô, afinal meu Pai de criação desde os nove anos e meio até ao início do ano em que completei 28 Outonos.
    Bjs. R.

    ResponderEliminar